top of page

Os serviços

A casa nasceu sendo uma extensão do espaço em que vivíamos. Quando precisávamos de abrigo para a chuva construíamos uma cobertura, quando precisávamos descansar construíamos um banco e aquilo que não podia ser construído ficava ao redor. O banheiro, antes de ser construído o sistema de esgoto urbano, tinha que ser separado da área social por questões de higiene, assim como a roupa que era lavada no rio ganhou um espaço fechado para ela assim que descobrimos a tecnologia para criar a máquina de lavar roupas. Entretanto a vida moderna e com menos espaço pede cortes e as grandes lavanderias, que também eram o espaço de estocagem e atividades manuais, foram sumindo dos apartamentos, cada vez mais integrados.

Um paradoxo da arquitetura é exatamente compreender esses ambientes, que muitas vezes não são prioritários, mas que necessitam de mais espaço conforme o tamanho da família que vive ali. Uma cadeira a mais facilmente resolve uma mesa de jantar apertada, entretanto, é preciso de um dimensionamento preciso para dar conta de administrar as roupas de uma pessoa a mais, por isso as lavanderias modernas estão cada vez mais em um limiar entre espaço social e funcional.

Certamente existem aquelas famílias que prezam pela distinção de ambientes, ainda que a integração possa ser feita com um mesmo piso amadeirado que vem da área social do apartamento até a cozinha. Paredes de armários monocromáticas também são soluções precisas para esses espaços que precisam de armazenamento, mas também não podem parecer amontoados.

De qualquer maneira, os espaços de serviço, produção e armazenamento já não são mais lugares isolados da nossa casa, a vida moderna pede que eles sejam espaços sociais pois são atividades que se encaixam em nossas rotinas exatamente nos momentos que precisamos de companhia. Uma banqueta para o amigo que te acompanha ao fogão, um tanque que funciona como pia para lavar a mão, pisos integrados e murais artísticos e outros muitos elementos começaram a fazer parte das nossas cozinhas e invadiram também a lavanderia, afinal estender roupas pode ser chato, mas fica mais prazeroso num ambiente bonito e com boa companhia.

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

A varanda

Os tecidos

Комментарии


bottom of page