top of page

O lavabo

Temos o costume de separar nossas casas em espaços sociais e íntimos, isso porque muitas vezes não queremos receber amigos e visitas em meio às nossas roupas, bagunças do dia a dia e pertences pessoais. Uma grande inovação da arquitetura modernista, ao entender que as funções devem ser exploradas ao máximo, foi perceber que a casa de banho e o lavabo poderiam ser espaços separados, afinal dificilmente iremos usar pia, vaso sanitário e chuveiro ao mesmo tempo.

Lavabos não são necessariamente uma novidade arquitetônica, historicamente as casas dispunham de tinas ou pias para lavar as mãos antes de refeições ou ao acordar, sempre ligados à uma ideia de higiene pessoal, entretanto, ter um espaço de higiene para visitas é bastante inovador do ponto de vista funcional. Com a correria do dia a dia nem sempre conseguimos organizar nossos espaços pessoais e, certamente, nem sempre é confortável deixar visitas usarem o banheiro com produtos de skin care e roupas íntimas penduradas no box. A função de higiene somada ao apelo estético dos lavabos os tornou aconchegantes e, geralmente, muito cheios de personalidade.

Por serem áreas molhadas, e com muita umidade, geralmente precisamos tomar cuidado com os materiais dos banheiros, porém os lavabos, onde não há um chuveiro, permitem uma integração bem harmoniosa com os ambientes sociais. Revestimentos quentes tal qual a madeira natural ou pedras mais rústicas, iluminação cênica e direcional para criar pontos de foco, quadros e decorações que costumam não poder molhar e até mesmo texturas mais inusitadas para as bancadas, mais porosas do que de costume, fazem parte do cardápio criativo que um banheiro de visitas oferece aos arquitetos que o projetam.

No mais, a surpresa de abrir uma portinha e se deparar com um cômodo cheio de charme, que as vezes se destaca completamente do resto da casa, costuma ser bastante interessante para os frequentadores. Por não serem espaços de longa permanência o abuso de cores também não é visto como algo claustrofóbico, e por isso que talvez o lugar mais interessante de visitar ao conhecer a casa nova de alguém seja, exatamente, o lavabo.


8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

A varanda

Os tecidos

コメント


bottom of page