top of page

O jantar

Chegar em casa depois do trabalho e ainda precisar cozinhar um jantar é, para muitos, o maior pesadelo que pode existir numa semana corrida. Das milhares de mudanças que as famílias foram tendo ao longo dos anos, uma bastante significativa é a dificuldade de se sentar e jantar em conjunto, não só por questões de convivência, mas também porque as vezes comer um sanduíche no sofá assistindo Netflix com alguém é muito mais o que a gente precisa.

Porém, já existiu um tempo em que as grandes mesas redondas de madeira eram o lugar para reunir toda a família durante as refeições, e não que não sejam mais, porque esse costume prevalece com muita importância para bastante gente, entretanto, as salas de jantar já não são mais grandes locais de reunião, principalmente, pela dificuldade de se colocar grandes mesas nos apartamentos modernos.

Contudo não é só para comer que a gente se reúne, sempre tem aquele sábado a noite meio preguiçoso em que o melhor programa é chamar alguns amigos para beber vinho e jogar jogos de tabuleiro, e para isso, fomos criando cada vez mais soluções para caber cinco pessoas onde se sentariam quatro ou para apoiar as caixas de pizza enquanto as cartas estão em cima da mesa. A sala de jantar ganha bancos, aparadores, adegas, luminárias, prateleiras e decorações que tornam esse mais um ambiente social da casa, sendo cenário tanto dos cafés da manhã em família quanto dos dias de home office e das noites entre amigos.

No fim, por mais que a função principal das salas de jantar modernas não seja sediar as refeições em família, é interessante que a mesa ainda seja um mobiliário tão importante para nosso convívio social e do dia a dia. Por isso mesmo que projetamos salas de jantar já pensando naquelas pessoas que irão se sentar ali para conversar num dia de festa, com aquele cantinho especial para fazer um expresso depois do almoço e para servir uma taça de gin tônica no happy hour, nos cenários que serão criados naquele ambiente e os diversos tipos de iluminação que ele pode precisar e até onde guardar toda essas louças, toalhas e talheres que só usamos nas grandes festas de fim de ano.

A sala de jantar talvez seja um ótimo exemplo de como nossa forma de viver e de usar a casa foi mudando ao longo dos anos, porque começamos a viver em espaços menores e as famílias ficaram menos numerosas, mas ainda assim todos sabemos que se sentar em conjunto, seja para comer ou jogar cartas, é uma das coisas que nos faz seres sociáveis e baseia nossa convivência, até porque todos sabemos que o melhor lugar para se ficar nas festas é perto da mesa de comidas.

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

A varanda

Os tecidos

Commentaires


bottom of page